11.11.10

Festival Villa-Lobos

De 12 a 28 de novembro acontece o 48º. Festival Villa-Lobos, uma excelente oportunidade de aproximar a obra de Villa-Lobos do público. Com mais de 60 atrações, espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro, em espaços como Museu Villa-Lobos, Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Centro Cultural Santa Cruz e as Casas Casadas, é o único evento realizado na cidade que atende ao segmento de música brasileira, dando espaço para intérpretes, solistas e compositores. Em 2010 também serão celebrados os 25 anos de Turibio Santos, renomado violinista, à frente do Museu Villa-Lobos.

Com uma programação que inclui concertos, shows, oficinas, atividades didáticas e mostra de filmes, o Festival Villa-Lobos amplia seu papel protagonista de divulgar a música brasileira para também incentivar a formação de novas plateias e a multiplicação do saber focado na cultura brasileira. Para o público infantil, a “Cidade das Crianças” fornecerá inúmeras atividades.

Este ano, pela primeira vez, o evento contará com um projeto pedagógico e didático, com diversas oficinas para iniciantes e iniciados. “Núcleo Pedagógico - Formação em Música de Câmera”, nas Casas Casadas, e “Oficina de Prática de Instrumentos de sopros e Percussão” no Palacete Princesa Isabel, no Centro Cultural Santa Cruz.

O Festival também apresenta a série “Villa-Lobos sem Fronteiras” com a participação de nomes como Wagner Tiso, Monica Salmaso e Grupo Uakti, no Espaço Tom Jobim. O evento, pensado como “encontros” entre Villa-Lobos e grandes mestres da música popular e de concerto, contempla obras, consagradas ou não, que guardam a marca da excelência artística, com o objetivo de atingir públicos de todas as gerações e gostos estéticos. Busca, também, evidenciar a profunda influência de mestres de ambos os gêneros musicais na criação de suas obras e como, mais tarde, estas obras iriam influenciar fortemente outros criadores.

Sempre na busca de novidades, o Festival apresenta este ano, na Série Museu de Câmera, o programa “Redescobrindo Villa-Lobos” um concerto de música de câmera com obras raras de Villa-Lobos para piano solo e conjuntos instrumentais. Um destaque especial vai para “Cânticos Sertanejos”, escrita quando o compositor tinha apenas 20 anos de idade. A obra (para flauta, clarinete e orquestra de cordas) não só se encontrava parcialmente extraviada (apenas metade da partitura faz parte do acervo do Museu Villa-Lobos), como, até hoje, nenhum registro de sua execução foi localizado. Roberto Duarte, maestro especialista na obra de Villa-Lobos, aceitou o desafio de completar a partitura e fazer sua edição, possibilitando que todos conheçamos mais uma criação do gênio brasileiro.

Mais informações acesse o site: http://www.fvl.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho que receberei com todo carinho!