19.11.10

Segunda edição do projeto Banda Larga

O programa de atualização para bandas de música é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

A segunda edição do projeto Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro – promoverá até dezembro de 2010, nove oficinas de música em cinco municípios fluminenses, considerados polos regionais: São João de Meriti (de 18 a 23/10), Três Rios (de 25 a 30/10), Cordeiro (de 08 a 13/11), Macaé (de 22 a 27/11) e Miracema (de 29/11 a 04/12). O Banda Larga é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura, que contou com a participação do Diretor da Sala Cecília Meireles, João Guilherme Ripper, e do diretor da Escola de Música Villa-Lobos, José Maria Braga, para sua elaboração e com a Associação de Bandas de Música do Rio de Janeiro (ASBAM-RJ) para sua realização.

Com o objetivo de preservar e valorizar as bandas de música como patrimônio imaterial do estado, o projeto promoverá cursos gratuitos em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das mesmas, aumentando os conhecimentos musicais, teóricos e práticos, de mestres e instrumentistas. As oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, e no sábado, pela manhã. Estão programadas também atividades culturais complementares à noite, como apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras.

Assim como em 2009, haverá oficinas de Regência, com aulas teóricas e prática de conjunto, e Capacitação Instrumental em sete instrumentos típicos de bandas de música, além de oficina de Manutenção e Reparos em instrumentos de sopro, com técnicas básicas de manutenção e pequenos reparos, visando o prolongamento da vida útil dos objetos em questão. Para melhor aproveitamento das aulas, poderão inscrever-se 25 alunos por oficina, com direito a material didático gratuito: apostila e vídeo-aulas, disponíveis em DVD e no sítio da SEC. Este material funcionará também como irradiador, além de apoio à transmissão de conhecimento e capacitação de novos músicos. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até o dia 15 de outubro na Secretaria de Cultura do município polo escolhido.

PROJETO BANDA LARGA

DATAS E LOCAIS:
Macaé – de 22 a 27/11
Miracema – de 29/11 a 04/12
 
INFORMAÇÕES: bandalarga2010@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho que receberei com todo carinho!