Todas querem ter uma pele lisinha e linda para o verão, não é mesmo? A esfoliação é uma etapa importante na rotina semanal de cuidados de beleza, pois atua na remoção das células mortas, cujo acúmulo pode deixar a pele sem luminosidade e viço. Além disso, a remoção dessa camada torna a pele mais receptiva aos ativos aplicados em seguida, tornando o tratamento mais efetivo. Existem diferentes tipos de produtos e formulações para a realização desse procedimento, que mudam a forma de aplicação. Confira os esclarecimentos da farmacêutica especialista em Cosmetologia da ADCOS Cosmética de Tratamento, Karoline Pellacani Gonçalves da Silva, e aproveite todos os benefícios que a esfoliação oferece, inclusive na preparação para conseguir um bronzeado bonito no verão.
1. Por que a esfoliação ajuda a manter a jovialidade da pele?
O acúmulo de células mortas na superfície deixa um aspecto sem viço, sem brilho e com textura áspera e ressecada. A esfoliação devolve uma pele mais fina, brilhante e saudável, além de ajudar na absorção dos ingredientes das demais etapas de tratamento, como hidratação, nutrição e produtos anti-idade.
2. O que é um esfoliante químico? Quais seus benefícios e modo de ação?
O esfoliante químico promove o afinamento da pele removendo as células mortas pela ação dos ácidos. Deixa a pele mais fina, lisa e bonita.
3. O que é um esfoliante físico? Quais seus benefícios e modo de ação?
O esfoliante físico é constituído por pequenas partículas insolúveis que, por ação mecânica (atrito) na pele, promovem um leve afinamento.
4. Por que é importante umedecer a pele antes de passar o esfoliante físico?
Dessa maneira, o esfoliante desliza com mais facilidade, ajudando no espalhamento durante a aplicação. Isso evita que o atrito seja excessivo.
5. Existem produtos de hidratação ou máscaras que fornecem uma leve esfoliação? Quais ingredientes elas contêm?
Essa é uma função adicional que as máscaras podem oferecer. Na maioria das vezes levam em sua composição o ácido glicólico. Mas vale lembrar que esse tipo de produto deve ser usado somente se a pele estiver necessitando de renovação.
6. Posso usar na rotina de cuidado facial o esfoliante químico e o físico em dias diferentes?
O importante é usar o esfoliante, em geral, até duas vezes na semana. A escolha do produto dependerá da intensidade de esfoliação desejada. Existem esfoliantes químicos mais fortes, mas alguns esfoliantes físicos também não ficam atrás. Assim, o importante é seguir as orientações do modo de uso que consta na embalagem.
7. Quais as dicas que você tem de como aplicar o esfoliante corporal ou o facial?
Se a pessoa quer praticidade, indicamos o uso de sabonete esfoliante, assim conseguirá fazer duas ações ao mesmo tempo e durante o banho. Aplique o esfoliante físico com movimentos circulares para ativar a circulação local e deixar a pele mais nutrida. Se for usar o esfoliante químico, atenção para aplicar o produto uniformemente na pele para que a renovação seja homogênea.
8. De acordo com o tipo de pele, qual deve ser a frequência de uso do esfoliante?
De um modo geral, as peles normais, mistas e oleosas podem usar o esfoliante duas vezes na semana. Já nas peles mais secas, a frequência é menor: somente 1 vez na semana e não pode ser uma esfoliação intensa. Para as peles acneicas, não é recomendável a esfoliação física, somente química, conforme orientação do dermatologista.
9. Quais são os principais cuidados após a esfoliação do corpo e do rosto?
O próximo passo após a esfoliação é a hidratação, que será muito mais efetiva já que a camada de células mortas da superfície foi removida. Os ativos permearão com mais facilidade.
10. Por que é bom esfoliar a pele dias antes de tomar sol?
Ter a pele lisinha e mais fina antes de se expor ao sol permite um bronzeado mais uniforme, mas cuidado para não exagerar. Lembre-se que a primeira função da nossa pele é nos proteger dos agentes externos e um desses agentes é o sol. Importante utilizar filtro solar e obedecer a freqüência de uso.
11. Quais são os riscos de se usar receitas caseiras de esfoliação que levam açúcar ou sementes?
O uso de agentes esfoliantes caseiros não permite uma esfoliação uniforme, pois o tamanho das partículas não mantém uma regularidade e até mesmo a concentração pode variar, dessa forma a esfoliação não será homogênea. Sem contar que os ingredientes naturais, normalmente usados, podem apresentar partículas grandes que “riscam” e deixam a pele irritada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recadinho que receberei com todo carinho!