11.3.10

Moda sustentável: Upclycle

                                           Foto: Divulgação

Você sabe o que é Upcycle?

Calma! Eus sei que a palavrinha é meio estranha, mas Upcycle significa transformar algo que está no fim de sua vida útil ou vai virar lixo em algo novo sem precissar passar pelo processo físico ou químico de reciclagem. O material é usado tal qual ele é. E a partir dele são feitos novos produtos. O Upcycle é a palavra do momento no mundo eco-fashion. Ela esteve presente em 90% das marcas que participaram da Estethica, o salão de moda ética realizada pela pitava vez dentro da London Fashion Week. Londres é pioneira na criação e no desenvolvimento da moda sustentável.

                                    Foto: Divulgação

A estilista inglesa Lu Flux é uma adepta dessa nova tendência. Ela compra os tecidos de segunda mão da empresa britânica LMB, que desde 1985 coleta roupas usadas, separa os tecidos, descostura os pedações e vende. Há 13 anos no mercado, a grife From Somewhere também aderiu ao upcycle. A empresa começou customizando peças e hoje compra tecidos que sobram de grifes conhecidas que produzem na Itália.

Foto: Divulgação

Também veterana na moda sustentável é a marca Junky Stylig. Em 1997, as duas amigas Annika Sanders e Kerry Seager resolveram transformar em negócio a mania de criarem suas próprias roupas. A loja da marca oferece um serviço chamado Wardrobe Surgery ( cirurgia no guarda-roupa), no qual o cliente pode levar peças que ele quer que sejam desfeitas e recriadas com o mesmo tecido. Uma espécie de alta-costura do upcycle, o serviço até virou livro (Junky Styling - Wardrobr Sugery), lançado em julho de 2009.

                                            Foto: Divulgação

Todas essas iniciativas têm um único objetivo: tornar a indústria da moda mais sustentávél e fazer as pessoas entenderem que moda mais sustentável  e fazer as pessoas entenderem que moda ética é não só um nicho, mas o começo de uma atitude da indústria, que deve se tornar realidade também dentro das grandes marcas.

Fonte: trechos retirados do Jornal O Estado de São Paulo

Um comentário:

  1. Oi Li, não aconteceu nada não, só entrei na net agora e apaguei sua mensagem ontem para nãoaparecer seu email pessoal saca? Vai saber tem cada louco na internet, não curto deixar postado coisas pessoais minhas nem de ninguém. Tá salvo aqui o endereço, vou só atualizar o blog e te mando o email blz? Bjos!! ^^

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho que receberei com todo carinho!